Família Duque

As primeiras referências da família Duque na história do município são feitas a partir da pessoa do Comendador João de Deus Duque.

Nascido no começo do século XIX,  consta nos registros que João de Deus Duque era oriundo de São João Del Rei, na antiga Comarca do Rio das Mortes. Fez-se proprietário de grande quantidade de terras na região do rio do Peixe, atual Lima Duarte, e lutou como tenente-coronel da Guarda Nacional ao lado de Duque de Caxias na Revolução Liberal de 1842, recebendo a Comenda da Ordem da Rosa do Imperador D. Pedro II pelos serviços prestados à nação e o título de “Comendador”.

Tornou-se a personalidade mais ilustre do povoado na época e, junto com seu cunhado, Francisco Delgado Motta, e autoridades barbacenenses, atuou para a criação do município de Lima Duarte em 1881, tendo sido o primeiro presidente da Câmara. Casou-se com Maria Ignacia D’Assunção Delgado Motta, com quem teve quatro filhos: Antonio José Duque; Capitão Miguel Antonio Duque; Coronel Manuel Antonio Duque e Francisco Antonio Duque.

Destacamos aqui a vida de Miguel Antonio Duque, líder político e grande proprietário rural no município, cujos descendentes são proprietários deste acervo fotográfico/documental. Ele casou-se duas vezes, primeiramente com Ignacia de Paiva, falecida tragicamente em um incêndio em sua propriedade, e Maria Claudiana Pinto, com quem teve apenas uma filha, Elisa Duque Pinto.

Nominato de Paiva Duque
Dos cinco filhos do seu primeiro casamento, Nominato de Paiva Duque teve maior destaque na história da cidade. Formou-se em medicina em 1914 no Rio de Janeiro e regressou para Lima Duarte, onde atuou como médico até o fim de sua vida, em 1947. Também participou ativamente da vida política da cidade, tendo sido vereador, presidente da Câmara e prefeito municipal, cargo este que exerceu durante oito ininterruptos anos. Casou-se com Adalgisa de Paula Duque, mulher atuante na vida pública do município, com quem teve oito filhos: Diva Duque Brasil, casada com o Lourival Brasil Filho, mineiro, oriundo de Estrela do Sul e deputado estadual de longo mandato que muito trabalhou por fundamentais conquistas da cidade de Lima Duarte; Agenor de Paula Duque, oficial da Força Aérea Brasileira e comandante da Panair do Brasil, falecido em trágico acidente aéreo em Congonhas em 1953; Paulo Duque, Maria da Glória; Maria Thereza; Miguel; Ignacia e Helio de Paula Duque, este último herdeiro direto de Dr. Nominato na representatividade e atuação política no município.
Hélio Duque
Produtor rural e empresário, Helio de Paula Duque foi prefeito municipal no quatriênio 1955-1959. Casou-se com Regina Coeli de Oliveira Reis Duque,  professora da Escola Estadual Pedro Paz, e tiveram cinco filhos. Em sua longa vida, foi peça importante no desenvolvimento da cidade e, mesmo após a sua morte em 2020, continua colaborando com a preservação e divulgação da história municipal através deste rico acervo familiar que compartilhamos com todos.

O Setor de Cultura agradece Fabiana Duque por ceder, gentilmente, o acervo fotográfico da família Duque para esta exposição.