VISA realiza 2ª etapa da campanha de vacinação antirrábica

por Carlos Santos

Publicado em 26/11/2020 10:22 – Atualizado em 26/11/2020 11:42

A Vigilância Sanitária (VISA) através da Secretaria Municipal de Saúde realiza de 07/12 a 09/12, a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica.

Deverão ser revacinados todos os cães e gatos que tomaram a vacina pela primeira vez em 2020. Aqueles que não puderam levar seus animais durante a campanha deverão levar neste período.

Em situações especiais em que for necessária a vacinação em domicílio, o pedido deverá ser feito aos vacinadores no ponto de vacinação.

A Raiva é uma zoonose que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. É causada por um vírus transmitido pela saliva de animais contaminados. O morcego é um dos principais transmissores da raiva para os animais domésticos. A doença causa sintomas neurológicos e evolui para o óbito de praticamente todos os doentes. Na Campanha de Vacinação Animal, realizada pela Prefeitura de Lima Duarte, são vacinados todos os cães e gatos domésticos a partir dos três meses de vida. O controle da raiva nos animais de produção (equinos, bovinos e outros) é realizado através do IMA. Desta forma reduzimos as chances de contaminação do ser humano.

Conforme o gráfico, o número de cães e gatos vacinados vem aumentando a cada ano, acompanhando o aumento populacional destes animais. No ano de 2014 não houve vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e por isso não ocorreu a Campanha, e em 2019 houve distribuição insuficiente das doses, deixando algumas localidades de Lima Duarte sem a vacinação.

Neste ano, a Campanha de Vacinação Antirrábica iniciou dia 16 de setembro e se estendeu até 26 de outubro, seguindo o cronograma. Foram vacinados 5.509 animais, destes 4.652 cães e 857 gatos.

Confira a programação:

Informações podem ser obtidas através do telefone da VISA: (32) 3281-1645.